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CASE:

Agenda Connect

O PROJETO:

O Agenda Connect tem o intuito de simplificar a entrada de pequenos e médios empreendedores do setor de serviços no mercado de aplicativo no Brasil. Diariamente esses profissionais precisam lidar com problemas de horário na agenda.

Foi aplicacado  técnicas e metodologias para proporcionar uma experiência fluida e envolvente para os usuários.

O DESAFIO:

O desafio do projeto era criar um aplicativo que atendesse às necessidades específicas dos profissionais do setor de agendamento de serviços e que fosse intuitivo. Para a fase de pesquisa utilizamos o profissional do ramo da beleza focando em uma ferramenta que os ajudem a gerenciar seus negócios, encontrar novos clientes e se manter atualizados com as últimas tendências.

Como metodologia principal para a analise e solução do problema, foi usado o método Design Thinking/Double Diamond e suas etapas.

DESK/USER RESEARCH

Os primeiros passos foram o levamento de problemas e desafios na etapa de Discovery.

Para melhor entender o universo dos profissionais da área da beleza e os salões de beleza, foi necessário desenvolver uma pesquisa abrangente sobre a quantidade existente desses profissionais no mercado atualmente.

O Próximo passo foi fazer uma pesquisa de mercado. Quais os melhores Aplicativos(sistemas) existente no mercado e o que eles oferecem para os profissionais.

PROTO PERSONA

Personas são personagens fictícias feitas para um produto ou serviço, que representam as necessidades de um grande número de pessoas. Para este projeto as personas foram desenvolvidas com base em dados reais de usuários coletados durante as entrevistas quantitativas e qualitativas, realizadas na etapa de user research.

PROTÓTIPO E TESTES DE USABILIDADE

Foi definido que o foco da plataforma seria direcionado aos dispositivos móveis. Definidas as funcionalidades, foi desenhado um protótipo de baixa fidelidade, para possibilitar o primeiro teste de usabilidade.

As telas foram desenhadas à mão e inseridas no Figma para prototipação.

WIREFRAME

TESTE DE USABILIDADE

Feita a etapa de prototipação inicial, foi então realizado o primeiro teste de usabilidade com os usuários, cujo objetivo era saber se eles completariam os fluxos sem nenhuma dificuldade ou problema. 

Objetivos:
• Descobrir como o usuário escolhe um serviço;
• Como ele escolhe o profissional;
• Faz o agendamento;
• Como o usuário cancela um agendamento;
• Medir o tempo médio de utilização do aplicativo.

Cronograma:
Dia A: Enviar e-mail com formulário de recrutamento;
Dia B: Confirmar o agendamento dos participantes selecionados;
Dia C: Preparar o protótipo para que ele atenda todas as tarefas que serão solicitadas;
Dia D: Aplicar um pré-teste com alguém conhecido;
Dia E: Fazer as melhorias percebidas no pré-teste;
Dia F: Aplicação do teste de usabilidade com os recrutados.

PROTÓTIPO BAIXA FIDELIDADE NAVEGÁVEL

TOM DE VOZ E PERSONA PLATAFORMA

Com base nas necessidades dos usuários identificadas, e nos objetivos do negócio, elaborei uma persona para a plataforma, bem como estabeleci o seu guia de tom de voz. Com o Tom de Voz definido, foi possível ajustar a escrita da plataforma, seguindo as heurísticas do UX Writing.

PROTÓTIPO ALTA FIDELIDADE

UX CASE APRESENTAÇÃO

A seguir segue apresentação do UX Case do projeto passando pelas etapas de:

  • Cronograma do projeto,
  • Business Model Canvas (BMC)
  • Research
  • Discovery 
  • Proto-persona Cliente
  • Proto-persona Prestador de Serviço
  • Desenvolvimento
  • Fluxograma
  • Protótipação
  • Style Guide
  • Design System / Componentes
  • Aprendizados